logo-it-commerce

O que é endpoint security?

Os ataques cibernéticos crescem cada vez mais, no Brasil e no mundo. Hoje, o Brasil ocupa a 4ª posição em países que mais sofrem ataques, e a tendência é que o número de ataques possa duplicar até 2024.

Neste cenário, é indispensável pensar além de soluções que protejam redes e servidores, mas é preciso garantir a segurança  dos usuários finais e colaboradores de uma empresa, e é aí que falamos sobre Endpoint Security.

O termo se refere às medidas e tecnologias utilizadas para proteger os dispositivos finais, ou seja, os “endpoints”, como computadores, laptops, smartphones e tablets, que se conectam a uma rede. Essa abordagem visa garantir a segurança dos dispositivos individuais que podem ser pontos de entrada para diversos tipos de ameaças, e a pergunta é: a sua empresa, já está completamente protegida com uma solução adequada que garante a segurança de todos os dispositivos?

Estas medidas, também envolvem a implementação de software antivírus, firewall, detecção de intrusões, criptografia de dados e outras soluções que ajudam a prevenir, detectar e responder a ataques e ameaças, como malware, ransomware, phishing e tentativas de invasão. Além disso, ela muitas vezes inclui o gerenciamento centralizado dessas soluções para facilitar a monitorização, aplicação de políticas de segurança e atualizações regulares.

Só com uma solução abrangente, é possível fazer a proteção dos pontos de entrada, contra a variedade de ameaças existente hoje, e que cresce rapidamente, cuidar da prevenção e a mitigação de riscos, e consecutivamente, minimizar o impacto de incidentes, que podem ocasionar perda de produtividade, violação de dados sigilosos ou até mesmo prejuízos financeiros a uma organização.

Assim, é importante que cada organização avalie a necessidade de segurança da sua empresa, identificando ameaças específicas das suas aplicações e considerando os dados que armazena, e os riscos que pode correr, e analise as características das soluções, comparando as funcionalidades das ferramentas disponíveis no mercado, a abrangência das soluções, a facilidade de controle e a possibilidade de centralização das ações de segurança, e até o custo de cada uma delas. 

Após esta análise, cabe ainda a decisão de gerenciar uma solução de endpoint security internamente ou contar com o auxílio de uma empresa externa, especializada em segurança de dados ou em serviços gerenciados, que ofereça esta camada de proteção em seu portfólio. 

Gerenciando internamente uma solução de segurança, sua equipe pode ter o controle total da configuração e monitoramento da solução e agilidade na resposta, mas optar por fazer este gerenciamento vai demandar uma equipe de TI experiente, com conhecimento em segurança cibernética, e com fôlego para absorver esta demanda e fazer este acompanhamento de perto.

Por outro lado, contando com uma empresa externa que possui expertise no assunto, você pode ter análises mais profundas a partir do conhecimento focado de um parceiro, acessar recursos mais avançados das soluções, que por vezes podem não ser explorados por uma equipe interna, e economizar tempo e recursos internos para focar em questões referentes a saúde e as operações principais da organização.

A questão a ser considerada não é apenas no custo x benefício das duas modalidades, mas nos riscos que podem incorrer ao não ter uma solução adequada, que vai além dos ataques propriamente ditos, como problemas na disponibilidade do serviço ou na continuidade do negócio, vazamento de dados sensíveis, etc.

O fato, é que uma solução de endpoint security é indispensável para organizações de todos os tamanhos, e a IT Commerce pode te ajudar com soluções flexíveis e customizadas que atendam as necessidades específicas de cada negócio.